Museu Negro liberto
- Isabelle Viana
- 28 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Redenção é conhecida como a primeira cidade do Brasil a libertar os escravos. A propriedade Colonial que fica situada a 60 km de Fortaleza, abriga muita história do período da escravidão. A Casa Grande construída em 1750, pertenceu ao senhor Jurumênia de Menezes, último senhor de escravo à ter alcançando este período e, abriga objetos de tortura, documentos, móveis antigos, senzalas, troncos e muito mais artefatos ricos em cultura. A casa só virou museu a partir de 2010.
Na fazenda também funciona a Fábrica Douradinha, nome dado a cachaça produzida lá. O período de funcionamento do motor se dá de agosto á dezembro e, no restante do ano, ele permanece desligado passando por manutenção. Antigamente era utilizado das máquina a vapor para extração da cana de açúcar e, pelas condições de trabalhos serem péssimas, muitos acidentes envolvendo partes do corpo amputados ocorriam.
A casa era feita com piso de madeira e em algumas partes dela, à pedido dos Coronéis abria-se brechas entre os pisos para que os senhores de escravos pudessem vigiar tudo que eles faziam ou comentavam. As outras áreas da casa já eram com madeiras fechadas, pois o cheiro que vinha de baixo incomodava e, também, para que nenhum alimento pudesse cair entre as brechas e os negros não ingerisse-os.






Comments